Design

Bacharelado

Design

Bacharelado

Se você deseja desenvolver habilidades para resolver problemas práticos de forma visual, integrada e criativa, o curso de Design é para você. Na PUC Goiás, o curso proporciona formação abrangente e multidisciplinar, o que faz com que nossos egressos (as) consigam transitar por várias áreas, suportes e mídias.

Desde o design de objetos, produtos, ambientes, interfaces, design gráfico, comunicação visual e experiência do usuário (UX) com presença nos setores público, privado ou terceiro setor, o(a) profissional graduado pela PUC Goiás tem inúmeras possibilidades de atuação.

Instalado na Escola Politécnica e de Artes, o curso é estruturado de forma integradora e dinâmica, com foco em produto, ambiente e comunicação. Assim, ao final do curso, cada estudante é graduado(a) em Design de forma plena, o que significa que estará apto a atuar nas áreas de abrangência. Se desejar, o(a) estudante também pode direcionar sua formação para áreas específicas, por meio de disciplinas optativas que lhe permitem essa escolha.

Infraestrutura

Além de salas de aula teóricas, os (as) estudantes contam com 15 ateliês com pranchetas, laboratórios de computação gráfica, laboratório de design experimental, laboratório multimídia, oficina de maquete, oficina de papel e madeira e o ateliê de desenho e pintura.

Carreiras

Por ter uma formação ampla, o (a) profissional graduado(a) em Design pela PUC Goiás terá a oportunidade de trabalhar em diversos campos da área. Desde a indústria ao comércio varejista, passando pelo trabalho autoral e independente, startups, coletivos, escritórios e agências, são várias oportunidades de um mercado aquecido dentro e fora de Goiás.

Pesquisa

Oportunidades de participação ativa em projetos de pesquisa também não faltam para os estudantes de Design da Politécnica e de Artes! Anualmente, os graduandos de toda a universidade, independente de qual o módulo ou período estejam, podem se inscrever no programa de Iniciação Científica e entrar em um projeto de pesquisa ligado a professores(as) doutores(as) do curso.

A escola ainda conta com o Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEP) que promove trabalhos de investigação e produção científica dentro dos cursos da Politécnica.

São várias opções para quem deseja desenvolver habilidades de pesquisa e defesa argumentativa baseada em dados e análises.

Extensão

Já pensou em fazer o bem e desenvolver suas habilidades na área enquanto isso? O curso de Design da Politécnica e de Artes também conta com o suporte do Núcleo de Extensão (NEX) da escola. Por meio dele, todo(a) estudante tem acesso a projetos e programas de extensão universitária que atendem a comunidades em situação de vulnerabilidade social na Grande Goiânia.
Além disso, os(as) estudantes extensionistas poderão ainda participar de atividades como a Jornada da Cidadania da PUC Goiás e ministrar oficinas, como as de Serigrafia básica e avançada.

Inovação e Empreendedorismo

Seja durante todo o curso ou no Trabalho de Conclusão (TCC), todo estudante da Politécnica e de Artes é estimulado a integrar ações e projetos voltados para o estímulo da inovação e do empreendedorismo no ambiente acadêmico.

Por meio de parcerias com grandes empresas e de integrações com o mercado e com projetos de iniciação à ciência, os(as) estudantes do curso de Design terão diversas oportunidades de empreender ou de planejar e executar projetos inovadores ao longo dos 8 semestres do curso.

Estágio

O curso de Design conta com as modalidades de estágio não obrigatório e estágio obrigatório. O estágio é um componente do processo de formação acadêmica desenvolvido em campos de atuação profissional com vistas à construção e socialização do conhecimento. Possibilita a inserção do(a) estudante no ambiente profissional e na prática social como processo de participação/intervenção nas relações entre a universidade e demais segmentos sociais.

As unidades concedentes de estágio podem ser internas, como centros e núcleos de pesquisa, programas e projetos de extensão, escritórios-modelo e laboratórios, ou externas, como instituições de direito público e privado, organizações não-governamentais, empresas, escritórios de design, agências de comunicação e publicidade e profissionais autônomos.

Monitoria

Existem duas formas de monitoria: voluntária e com bolsa. Geralmente, o(a) professor(a) requisita à Coordenação de Monitoria vaga para estudante monitor(a) em sua disciplina. São abertas as inscrições todo início de semestre e os candidatos(as) passam por uma seleção que consiste, basicamente, na análise do currículo do(a) estudante e consulta ao professor(a). Na monitoria, o(a) estudante acompanha as aulas e orienta os(as) colegas em horário extraclasse, sendo considerada de fundamental importância para a formação do(a) estudante, particularmente aqueles que almejam seguir carreira acadêmica.

Trabalho de Conclusão de Curso

A partir do 7º semestre, os(as) estudantes devem matricular-se na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I para desenvolver a primeira etapa do trabalho de conclusão de curso – TCC. Nessa disciplina, os(as) estudantes definem o tema, fazem a coleta de informações e dados necessários para a condução da pesquisa que levará à formulação de uma monografia teórica. O trabalho é realizado apoiando-se em metodologia científica de pesquisa que contempla procedimentos e técnicas fundamentais.

Os(as) estudantes são orientados(as) a escolher um tema de pesquisa, seguindo três principais critérios: a relevância, a complexidade e a exequibilidade. A relevância traduz-se pela possível contribuição que o trabalho poderia trazer para determinados setores da sociedade e também se entende por inovação, proposta criativa e/ou rica em conteúdo. A complexidade refere-se ao grau de elementos e condicionantes a que estará sujeito o projeto. A exequibilidade tem a ver com a possibilidade que o(a) estudante tem de efetivamente realizar seu trabalho no prazo e condições estabelecidos. O Trabalho de Conclusão de Curso I é concluído com a monografia, contendo, além da parte de representação gráfica e de modelos, uma parte teórico-conceitual que fundamenta o indicativo de projeto.

No 8º semestre, os alunos devem se dedicar à finalização do trabalho, complementando e aprimorando a pesquisa, para apresentar um projeto de Design. Fundamentado nos dados e nos conceitos teóricos adotados, o projeto é desenvolvido tendo como lastro a pesquisa realizada no semestre anterior.

O trabalho é acompanhado por orientação individual permanente e submetido a avaliações periódicas de várias naturezas, incluindo a exposição e a apresentação aberta aos(às) estudantes. A avaliação final é feita por uma banca formada por três membros – o orientador e dois professores ou profissionais de áreas afins ao trabalho em questão.

O desenvolvimento, a elaboração, a apresentação e a avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso baseiam-se nas orientações, sugestões e normas estabelecidas pelo Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (Livreto 16 da serie Legislação e Normas da PUC Goiás).

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 209 de 25/06/2020

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.097,05*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2021
MEC 2021

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Design na PUC?

Como é o curso de Design na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Design.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Genilda da Silva Alexandria Sousa

Coordenadora do curso de Design