Ciências Biológicas Licenciatura

Licenciatura

Ciências Biológicas Licenciatura

Licenciatura

Com duas modalidades – bacharelado e licenciatura – o curso de Ciências Biológicas da PUC Goiás oferece uma visão mais generalista e global para seus estudantes. Tal formação promove o entendimento do significado e da importância da biologia – ou das biologias, por que não? – para a sociedade, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades do(a) estudante.

Enquanto a licenciatura em Ciências Biológicas oferece uma visão generalista com foco no ensino, o bacharelado enfatiza áreas como a botânica, genética, biologia molecular, zoologia, ecologia e as ciências da terra.

Infraestrutura

Além de diversas salas de aula, espaços de convivência e espaços para eventos, o curso de Ciências Biológicas conta com oito espaços laboratoriais:

Laboratório de Biologia Fundamental I (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de biologia celular, genética, citogenética e bioquímica; Laboratório de Biologia Fundamental II (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de botânica, botânica das fanerógamas, morfologia vegetal, fisiologia vegetal, ecologia de populações, meio ambiente e saúde e geologia; Laboratório de Biologia Fundamental III (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de biologia geral, microbiologia e histologia. O laboratório possui coleções didáticas de diversas lâminas para estudos de sistemas, meios de cultura e diversos materiais; Laboratório das Ciências Morfológicas (56m2): é o espaço de aprendizagem de prática das áreas de anatomia geral, anatomia humana e comparada, fisiologia animal, embriologia, ontogenia e paleontologia. O laboratório possui coleções didáticas de diversos animais, fósseis e crânios, esqueletos, fetos, peças atômicas e outros materiais; Laboratório de Biosegurança (25m2): é utilizado para a lavagem e limpeza dos materiais, além de fornecer infra-estrutura para o preparo de materiais para todas as aulas práticas, como: meios de cultura, reagentes químicos, preparação de lâminas etc.; Laboratório de Biologia Animal (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de fisiologia animal, zoologia de vertebrados e zoologia invertebrados. O laboratório possui coleções didáticas de diversos animais e insetos catalogados para uso nas aulas; Laboratório de Estudos e Investigação em Biologia Vegetal (60m2): é utilizado para pesquisas, aulas práticas e preparação de materiais para as aulas práticas, contando com uma excelente infraestrutura de equipamentos e materiais de consumo. O laboratório conta com espaço amplo de estufa para cultivo de plantas e herbário.

Carreiras

Com carreira regulamentada, os(as) licenciados(as) poderão atuar na área educacional, tendo recebido uma formação integral ao longo do curso, mas com foco sobretudo na riqueza do Cerrado.

Pesquisa

Assim como os demais cursos da Escola de Formação de Professores e Humanidades, o curso de Ciências Biológicas conta com projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade por professores doutores com o apoio de pós-graduandos e estudantes de graduação.

Na PUC, cada estudante pode participar de projetos de pesquisa desde o início da graduação a partir do programa de Iniciação Científica (IC). A seleção ocorre anualmente.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Ciências Biológicas da EFPH. Cada estudante pode optar por integrar os programas e projetos extensionistas da universidade em qualquer momento do curso. As formações ocorrem semestralmente e são consideradas um forte diferencial para o mercado de trabalho.

Além disso, cada estudante de Ciências Biológicas da EFPH pode participar de cursos de extensão voltados para a área.

Monitoria

O Programa de Monitoria praticado no Curso de Biologia segue as orientações e diretrizes da CAE – Coordenação de Apoio Estudantil da PUC Goiás. Em geral, as demandas são originadas a partir da oferta das disciplinas que compõem o planejamento acadêmico semestral do BIO. No início de cada semestre, um Edital de Seleção de Monitores é publicado e divulgado.

O edital é composto dos regulamentos da monitoria e do quadro de vagas disponíveis nas categorias voluntário e/ou bolsista. O edital é aprovado pela CAE. Em uma única data oficial são aplicadas todas as provas de todas as disciplinas que porventura demandaram para a seleção de monitores. As provas são preparadas pelos professores que disponibilizaram vaga de monitoria e são eles que fazem as correções O resultados são publicados e os monitores aprovados comparecem à Coordenação dos Laboratórios para as instruções gerais. A CAE é informada do resultado e, juntamente com o BIO, notifica os estudantes selecionados para a assinatura do Contrato de Monitoria.

Os monitores apresentam a disponibilidade de horários, devendo cumprir horários obrigatórios nas aulas práticas, na disciplina para qual ele foi selecionado. Um documento de comprovação de frequência é emitido mensalmente à CAE para atestar a frequência de cada monitor. Os estudantes monitores emitem um relatório semestral das atividades executadas para comprovar a monitoria. O relatório também é preenchido parcialmente pelo professor, contendo sua avaliação em relação ao desempenho do monitor. Ao final do período de monitoria, o estudante deve emitir seu relatório final e entregar à CAE para solicitar seu certificado, que é entregue ao estudante pelo Departamento, após as devidas assinaturas e registros acadêmicos.

Estágio

O Estágio Curricular Supervisionado define as “Diretrizes Curriculares Nacionais para a” formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura) e para a formação continuada aponta que a formação do professor de biologia, como etapa integrante da graduação, “os estágios curriculares são obrigatórios e devem estar sob a supervisão direta da instituição de ensino”. Já o Estágio Obrigatório “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, Lei de Estágio nº11. 788 2008).” O Estágio Não-Obrigatório é uma alternativa de estágio muito incentivada, como atividade opcional, cuja carga horária é acrescida à carga horária regular e registrada integralmente no histórico escolar ou contada como parte da carga-horária das Atividades Complementares. As atividades, avaliadas pelo coordenador do curso ou coordenador de estágio. Os estágios devem estar em conformidade com a Lei de Regulamentação de Estágio N.11.788, de 25 de setembro de 2008 e com a Política e Regulamento de Estágio da PUC Goiás.

Trabalho de Conclusão de Curso

Todos os alunos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas deverão, ao final do curso, apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaborado individualmente, que será avaliado pelo professor orientador e por uma banca constituída por docentes do Colegiado do curso de Biologia e/ou Professores Externos Convidados. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é viabilizado na matriz curricular através dos componentes fundamentos teóricos do Ensino de Biologia.

O aluno terá que desenvolver um trabalho de pesquisa, prático ou teórico, que resulte em uma produção escrita, que deverá ser defendida perante uma banca examinadora como requisito para obtenção do título de licenciatura em Ciências Biológicas. Esse trabalho poderá ser realizado mediante estudos dissertativos, de construção de modelos científicos, aplicação de novas tecnologias, resultados de projetos interdisciplinares, e outros, desde que aprovados pelo Colegiado do Curso de Ciências Biológicas.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Formação de Professores e Humanidades, Câmpus I, Área 6, Rua 227, Quadra 66, n. 3669, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.434,69*

*Valor referente aos 26 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Biológicas Licenciatura na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Biológicas Licenciatura.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. Hélder Lúcio Rodrigues Silva

Coordenador do curso de Ciências Biológicas Licenciatura