Ciências Biológicas Bacharelado

Bacharelado

Ciências Biológicas Bacharelado

Bacharelado

Com duas modalidades – bacharelado e licenciatura – o curso de Ciências Biológicas da PUC Goiás oferece uma visão mais generalista e global para seus estudantes. Tal formação promove o entendimento do significado e da importância da biologia – ou das biologias, por que não? – para a sociedade, bem como o desenvolvimento de competências e habilidades do(a) estudante.

Enquanto a licenciatura em Ciências Biológicas oferece uma visão generalista com foco no ensino, o bacharelado enfatiza áreas como a botânica, genética, biologia molecular, zoologia, ecologia e as ciências da terra.

Infraestrutura

Além de diversas salas de aula, espaços de convivência e espaços para eventos, o curso de Ciências Biológicas conta com oito espaços laboratoriais:

Laboratório de Biologia Fundamental I (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de biologia celular, genética, citogenética e bioquímica; Laboratório de Biologia Fundamental II (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de botânica, botânica das fanerógamas, morfologia vegetal, fisiologia vegetal, ecologia de populações, meio ambiente e saúde e geologia; Laboratório de Biologia Fundamental III (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de biologia geral, microbiologia e histologia. O laboratório possui coleções didáticas de diversas lâminas para estudos de sistemas, meios de cultura e diversos materiais; Laboratório das Ciências Morfológicas (56m2): é o espaço de aprendizagem de prática das áreas de anatomia geral, anatomia humana e comparada, fisiologia animal, embriologia, ontogenia e paleontologia. O laboratório possui coleções didáticas de diversos animais, fósseis e crânios, esqueletos, fetos, peças atômicas e outros materiais; Laboratório de Biosegurança (25m2): é utilizado para a lavagem e limpeza dos materiais, além de fornecer infra-estrutura para o preparo de materiais para todas as aulas práticas, como: meios de cultura, reagentes químicos, preparação de lâminas etc.; Laboratório de Biologia Animal (64m2): é o espaço de aprendizagem de aulas práticas das áreas de fisiologia animal, zoologia de vertebrados e zoologia invertebrados. O laboratório possui coleções didáticas de diversos animais e insetos catalogados para uso nas aulas; Laboratório de Estudos e Investigação em Biologia Vegetal (60m2): é utilizado para pesquisas, aulas práticas e preparação de materiais para as aulas práticas, contando com uma excelente infraestrutura de equipamentos e materiais de consumo. O laboratório conta com espaço amplo de estufa para cultivo de plantas e herbário.

Carreiras

Com carreira regulamentada, o(a) bacharel poderá atuar nas áreas de meio ambiente, biodiversidade, saúde, biotecnologia e produção.

Pesquisa

Assim como os demais cursos da Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), o curso de Ciências Biológicas conta com projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade por professores doutores com o apoio de pós-graduandos e estudantes de graduação.

Na PUC, cada estudante pode participar de projetos de pesquisa desde o início da graduação a partir do programa de Iniciação Científica (IC). A seleção ocorre anualmente.

Extensão

Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Ciências Biológicas da ECMV. Cada estudante pode optar por integrar os programas e projetos extensionistas da universidade em qualquer momento do curso. As formações ocorrem semestralmente e são consideradas um forte diferencial para o mercado de trabalho.

Além disso, cada estudante de Ciências Biológicas da ECMV pode participar de cursos de extensão voltados para a área.

Monitoria

O Programa de Monitoria praticado no Curso de Biologia segue as orientações e diretrizes da CAE – Coordenação de Apoio Estudantil da PUC Goiás. Em geral, as demandas são originadas a partir da oferta das disciplinas que compõem o planejamento acadêmico semestral do BIO. No início de cada semestre, um Edital de Seleção de Monitores é publicado e divulgado.

O edital é composto dos regulamentos da monitoria e do quadro de vagas disponíveis nas categorias voluntário e/ou bolsista. O edital é aprovado pela CAE. Em uma única data oficial são aplicadas todas as provas de todas as disciplinas que porventura demandaram para a seleção de monitores. As provas são preparadas pelos professores que disponibilizaram vaga de monitoria e são eles que fazem as correções O resultados são publicados e os monitores aprovados comparecem à Coordenação dos Laboratórios para as instruções gerais. A CAE é informada do resultado e, juntamente com o BIO, notifica os estudantes selecionados para a assinatura do Contrato de Monitoria.

Os monitores apresentam a disponibilidade de horários, devendo cumprir horários obrigatórios nas aulas práticas, na disciplina para qual ele foi selecionado. Um documento de comprovação de frequência é emitido mensalmente à CAE para atestar a frequência de cada monitor. Os estudantes monitores emitem um relatório semestral das atividades executadas para comprovar a monitoria. O relatório também é preenchido parcialmente pelo professor, contendo sua avaliação em relação ao desempenho do monitor. Ao final do período de monitoria, o estudante deve emitir seu relatório final e entregar à CAE para solicitar seu certificado, que é entregue ao estudante pelo Departamento, após as devidas assinaturas e registros acadêmicos.

Estágio

A matriz curricular do curso de Bacharelado em Biologia da PUC contém 90 horas de estágio supervisionado. O estágio é previsto para ocorrer mediante discussões teóricas que possam subsidiar e constituir o referencial teórico que dá suporte ao componente prático, que acontece no campo de estágio, escolhido pelo estudante e dentro de uma das áreas de formação específica do curso. O que acontece na prática é que o estudante, a partir do 3º período do curso, já procura o estágio, através da própria universidade ou em instituições a ela formalmente ligadas. A partir daí, o mesmo frequenta e participa de projetos ligados a estas instituições, fazendo do seu trabalho e/ou atividade diária, o objeto de seu estágio e às vezes, transformando a sua vivência do estágio, no seu trabalho de conclusão de curso. O local de estágio é cadastrado pelo BIO e o professor responsável pela disciplina no semestre letivo, tem a tarefa de acompanhar todas as fichas-cadastro, procurar os campos de estágio e fazer a devida fiscalização e acertos, com os coordenadores dos núcleos de pesquisa, de como o estágio deverá acontecer. Ao final do semestre cada estudante elabora o seu relatório final, descrevendo as tarefas realizadas e as metodologias usadas em campo. O relatório final é devidamente arquivado na coordenação de estágio do curso, para possíveis averiguações, caso venham a ser necessárias no futuro, como por exemplo, frequência, notas e outras. Além do professor, o estágio no BIO conta com uma coordenação, que auxilia no acompanhamento dos estudantes e cuida de todo o processo.

Trabalho de Conclusão de Curso

O curso de Biologia do Curso da PUC Goiás centra a sua linha mestra nas disciplinas que compõem as mais diversas áreas da Biologia, proporcionando a formação de um biólogo atualizado e melhor preparado para um competente desempenho profissional, mantendo uma postura humanística, cristã e cidadã nas questões da defesa da educação, da comunidade e do meio ambiente, assegurando a manutenção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável e de uma melhor qualidade de vida para si e para seus semelhantes.

Como parte integrante de todo esse processo formativo, Trabalho de Conclusão de Curso, na forma de uma monografia, integra o rol de trabalhos acadêmicos reservados à verificação da aprendizagem visando à captação, compreensão e expressão da realidade em uma de suas múltiplas possibilidades, envolvendo orientação, apresentação escrita e oral e defesa. O TCC do curso de Biologia da PUC Goiás é preparado na forma final de artigo científico, sendo um dos requisitos para a obtenção do título de Bacharel ou Licenciado, sendo preparado para publicação na Revista Estudos da PUC Goiás. O objetivo desta forma de avaliação é oferecer ao graduando em Biologia melhor oportunidade no mercado de trabalho, considerando que um artigo publicado em revista de reconhecimento nacional muito fortalecerá o currículo do aluno, especialmente em seleções para pós-graduação.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus II, Av. Engler, 507 - Jardim Mariliza, Goiânia, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.565,89*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2021
MEC 2021

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Biológicas Bacharelado na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Biológicas Bacharelado.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Maira Barberi

Coordenadora do curso de Ciências Biológicas Bacharelado