Ciências Aeronáuticas

Bacharelado

Ciências Aeronáuticas

Bacharelado

A vocação de voar! Aqui, literalmente, você sonha alto, afinal pousos e decolagens, sobrevoar fronteiras, oceanos e mares são cenas cotidianas para um piloto. No curso de Ciências Aeronáuticas, oferecido na modalidade bacharelado e presencial, o estudante é preparado para atender as necessidades do Sistema de Aviação Civil, nas áreas de operações de voo e gestão. Como ator de uma atividade com alto índice de automação, deverá relacionar conteúdos teóricos com a prática e, para isso, a PUC Goiás preparou laboratórios que permitem uma visão bastante realista para simulações das atividades desses profissionais, além de contar com um corpo docente altamente qualificado, com metodologias inovadoras, para que o egresso saia da universidade com uma experiência completa no ensino, pesquisa e extensão.

Infraestrutura

O curso de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás oferece um parque tecnológico apoiado por softwares de última geração composto por simuladores de voo para treinamento básico de voos VFR e IFR incluindo a ambientação para aeronaves Airbus 320. O espaço físico do curso também comporta dezenas de salas de aula convencionais, múltiplos auditórios, laboratórios, biblioteca, ambientes para educação física e salas especialmente preparadas para o aprendizado de disciplinas especificas.

Carreiras

A PUC registra centenas de egressos atuantes em grandes companhias aéreas, inclusive nas internacionais, como Emirates, China e Catar. As áreas de atuação do bacharel em Ciências Aeronáuticas incluem a condução de aeronaves de companhias nacionais e internacionais, transporte e táxi aéreo, aviação executiva, aviação agrícola, piloto de ensaio, entre outras áreas dentro desse nicho, assim como a administração de empresas de transporte aéreo e a manutenção de aeronaves em geral.

Pesquisa

O corpo docente incentiva a pesquisa, de forma que o aluno perceba a importância da ciência, assim como a publicação de seus resultados e sua apresentação em anais de congressos, no Brasil e no exterior. Vale destacar que uma das linhas de pesquisa da Escola de Gestão e Negócios é na parte de Linhas Aéreas. Vários docentes têm projetos cadastrados na Iniciação Científica, permitindo ao estudante participar dessas pesquisas como bolsista ou pesquisador voluntário.

Extensão

O curso oferece uma das atrações mais visitadas da Jornada da Cidadania: o simulado de voo. Por meio dessa estação, muitas pessoas que nunca entraram dentro de uma aeronave vivenciam uma experiência de pouso de decolagem pela primeira vez.

Estágio

O CAER realiza com seus acadêmicos o estágio curricular obrigatório, de acordo com a legislação federal pertinente, com a Política e Regulamento de Estágio desta Instituição e com o Manual de Estágio do CAER. É uma atividade que pode ser realizada interna ou externamente à PUC Goiás, contanto que sempre tenha a mais estrita ligação possível à atuação futura do profissional formado pelo curso e que, por isso mesmo, exige do acadêmico a aplicação prática de conhecimentos adquiridos no decorrer do aprendizado dos conteúdos programáticos constituintes da matriz curricular.

Por ser o ambiente de estágio o similar ao de trabalho, o aluno tem nele a oportunidade de praticar, mesmo que virtualmente, as atividades que lhe serão propícias no decorrer das lidas profissionais. Participando de redes de simulação de voos internacionais, como a IVAO, manterá contato com profissionais nacionais e de outros países no idioma inglês, imprescindível ao Piloto de Linha Aérea, e estará sob constante monitoração de um Operador de Controle do Tráfego Aéreo devidamente licenciado e certificado para tal.

O estágio ocorre no último período letivo do curso e todas as atividades nele desenvolvidas constituem-se em avaliações, computando-se a elas graus de zero a dez, conforme o desempenho de cada aluno, resultando em uma nota final, decorrente da média aritmética de todos os graus obtidos. Além da aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, serão considerados importantes itens de avaliação a assiduidade, a pontualidade, o interesse e a postura profissional.

Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC é um trabalho científico, o que implica na obrigatoriedade da aplicação de método científico no seu desenvolvimento. Por isto, é a avaliação mais consistente do resultado da formação intelectual do acadêmico. Em sua confecção o aluno mostrará ter adquirido durante o curso a capacidade para trabalhar de forma científica, ou seja, que atingiu o objetivo de tornar-se um profissional de nível superior. Por este motivo o orientador deve ser criterioso nas orientações, não deixando o aluno desviar-se do tema, conduzindo-o a formular consistente fundamentação teórica, a fazer correta pesquisa e análise dos dados, a chegar à conclusão coerentemente com a sequência do trabalho realizado e a formatá-lo de acordo com as normas da ABNT. Logo no início do período letivo, é realizada uma reunião com todos: coordenador de TCC, orientadores e orientandos, para explicar a condução do TCC e fazer o primeiro contato dos orientadores e seus orientandos quando, então, serão definidos os cronogramas das orientações.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 1344 de 15/12/2017

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.752,38*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Aeronáuticas na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Aeronáuticas.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Salmen Chaquip Bukzem

Coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas