Ciências Aeronáuticas

Bacharelado

Ciências Aeronáuticas

Bacharelado

A vocação de voar! Aqui, literalmente, você sonha alto, afinal pousos e decolagens, sobrevoar fronteiras, oceanos e mares são cenas cotidianas para um piloto. No curso de Ciências Aeronáuticas, oferecido na modalidade bacharelado e presencial, o estudante é preparado para atender as necessidades do Sistema de Aviação Civil, nas áreas de operações de voo e gestão. Como ator de uma atividade com alto índice de automação, deverá relacionar conteúdos teóricos com a prática e, para isso, a PUC Goiás preparou laboratórios que permitem uma visão bastante realista para simulações das atividades desses profissionais, além de contar com um corpo docente altamente qualificado, com metodologias inovadoras, para que o egresso saia da universidade com uma experiência completa no ensino, pesquisa e extensão.

Infraestrutura

O curso de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás oferece um parque tecnológico apoiado por equipamentos e softwares de última geração para treinamento básico de voos VFR e IFR incluindo a ambientação para aeronaves Airbus 320.

O espaço físico do curso também comporta dezenas de salas de aula convencionais, auditórios, laboratórios, biblioteca, ambientes para educação física e salas especialmente preparadas para o aprendizado de disciplinas especificas.

O curso possui ainda um simulador de voo duplo comando, dotado de tecnologia G1000. Esse simulador reproduz com exatidão todas as tarefas de rotina, bem como as de alta complexidade, desenvolvidas por uma tripulação, inclusive aquelas relacionadas ao Crew Resource Management (CRM) e Line-Oriented Flight Training (LOFT).

Carreiras

Entende-se como Ciências Aeronáuticas a área do conhecimento relativa ao estudo das operações aéreas e da gestão de aviação civil que devem ser vistas como um cenário indissociável de sistemas de objetos e ações. Enquanto ciência tem por objetivo obter o equilíbrio do conjunto formado pelo desenvolvimento da tecnologia aeronáutica, pelo fator humano e pela gestão do sistema, pilares que suportam todas as variáveis vivenciadas nas diversas operações aéreas.

Desta forma, optou-se pela revisão do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), transformando-o em uma proposta curricular única com dupla habilitação a saber: Bacharelado em Ciências Aeronáuticas – Habilitação em Gestão de Aviação Civil e Bacharelado em Ciências Aeronáuticas – Habilitação Piloto de Linha Aérea. Esse formato proporcionou maior flexibilidade ao aluno possibilitando-lhe condições de empregabilidade, enquanto gestor e conhecedor das operações de voo. Na habilitação para gestor não há a necessidade de realizar horas práticas de voo.

A PUC registra centenas de egressos atuantes em grandes companhias aéreas, inclusive nas internacionais, como Emirates e Catar. As áreas de atuação do bacharel em Ciências Aeronáuticas incluem a condução de aeronaves de transporte regular, táxi aéreo, aviação executiva, aviação agrícola, entre outras, assim como a administração de empresas de transporte aéreo, de manutenção de aeronaves em geral e aeroportos.

Pesquisa

A concepção de currículo adotada pela Instituição se pauta no rigor científico, na visão crítica, reflexiva, ética e humanística, com vistas a assegurar a formação profissional com qualificação adequada à dinâmica do mundo do trabalho e ao exercício da cidadania com responsabilidade social.

Nesta perspectiva o ensino demanda o domínio do pensamento científico na compreensão dos métodos e processos de produção das ciências, da implantação de estudos analíticos sobre a aviação civil, através do diálogo interdisciplinar, as transformações laborais e sua evolução técnico-científica.

Extensão

A extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa constituindo-se em processo interdisciplinar político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

Tendo-se em vista tais considerações, o curso de Ciências Aeronáuticas da PUC Goiás compreende que as atividades extensionistas são importantes para o processo formativo do estudante porque atua em três esferas. A primeira repercute na formação acadêmica do estudante visto que este pode colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula. O segundo aspecto reflete sobre a formação profissional, na medida em que o aluno pode experimentar e vivenciar acontecimentos do cotidiano do mundo laboral. E a última perspectiva é a formação cidadã na qual a extensão oferece oportunidade ao discente de convívio com as necessidades da comunidade e dos grupos assistidos pelos projetos de extensão.

Estágio

O CAER realiza com seus acadêmicos o estágio curricular supervisionado, de acordo com a legislação federal pertinente, com a Política e Regulamento de Estágio desta Instituição e com o Manual de Estágio do CAER. É uma atividade que pode ser realizada interna ou externamente à PUC Goiás, contanto que sempre tenha a mais estrita ligação possível à atuação futura do profissional formado pelo curso e que, por isso mesmo, exige do acadêmico a aplicação prática de conhecimentos adquiridos no decorrer do aprendizado dos conteúdos programáticos constituintes da matriz curricular.

Por ser o ambiente de estágio o similar ao de trabalho, o aluno tem nele a oportunidade de praticar, mesmo que virtualmente, as atividades que lhe serão propícias no decorrer das lidas profissionais. Participando de redes de simulação de voos internacionais, como a IVAO, manterá contato com profissionais nacionais e de outros países no idioma inglês, imprescindível ao Piloto de Linha Aérea, e estará sob constante monitoração de um Operador de Controle do Tráfego Aéreo devidamente licenciado e certificado para tal.

O estágio ocorre no último período letivo do curso e todas as atividades nele desenvolvidas constituem-se em avaliações, computando-se a elas graus de zero a dez, conforme o desempenho de cada aluno, resultando em uma nota final, decorrente da média aritmética de todos os graus obtidos. Além da aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso, serão considerados importantes itens de avaliação a assiduidade, a pontualidade, o interesse e a postura profissional.

Trabalho de Conclusão de Curso

O TCC é um trabalho científico, o que implica na obrigatoriedade da aplicação de método científico no seu desenvolvimento. Por isto, é a avaliação mais consistente do resultado da formação intelectual do acadêmico. Em sua confecção o aluno mostrará ter adquirido durante o curso a capacidade para trabalhar de forma científica, ou seja, que atingiu o objetivo de tornar-se um profissional de nível superior. Por este motivo o orientador deve ser criterioso nas orientações, não deixando o aluno desviar-se do tema, conduzindo-o a formular consistente fundamentação teórica, a fazer correta pesquisa e análise dos dados, a chegar à conclusão coerentemente com a sequência do trabalho realizado e a formatá-lo de acordo com as normas da ABNT. Logo no início do período letivo, é realizada uma reunião com todos: coordenador de TCC, orientadores e orientandos, para explicar a condução do TCC e fazer o primeiro contato dos orientadores e seus orientandos quando, então, serão definidos os cronogramas das orientações.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino

Portaria MEC

Nº 1344 de 15/12/2017

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.017,68*

*Valor referente aos 24 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2017

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciências Aeronáuticas na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciências Aeronáuticas.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Salmen Chaquip Bukzem

Coordenador do curso de Ciências Aeronáuticas