Ciência da Computação

Bacharelado

Ciência da Computação

Bacharelado

O bacharelado em Ciência da Computação da PUC Goiás oferece uma sólida formação técnico-científica, uma visão humanística e formação integral, sem deixar de lado as demandas atuais e tendências do mercado de trabalho nacional e internacional. O curso visa propiciar os fundamentos científicos e tecnológicos relacionados à área de computação, para que o(a) profissional possa dar soluções computacionais a diversos tipos de problemas, sendo capaz de analisar, projetar, desenvolver, programar, validar e gerenciar projetos de software e de projetar, administrar e gerenciar redes de computadores.

Infraestrutura

O curso de Ciência da Computação da Escola Politécnica tem laboratórios estruturados em forma temática e especializados para atender as demandas acadêmicas. Espaços de estudos e convivência completam a estrutura específica do curso. Todo estudante da Escola Politécnica conta ainda com toda a infraestrutura comum da PUC Goiás, como bibliotecas, teatros, auditórios, salas multiuso e muito mais.

Alguns laboratórios do curso são: Laboratórios de Eletricidade / Física; Laboratório de Sistemas Digitais; Laboratório de Redes de Computadores;  Laboratórios de Informática e Computação; Laboratório de Apoio a Pesquisa; Laboratório de Arquitetura de Computadores; Laboratório de Computação Científica; Laboratório de Matemática Computacional; Laboratório de Qualidade de Software; Laboratório de Comunicação e Mídias; Laboratórios de Programação de Computadores;  Laboratório de Certificação de Software do PAF-ECF.

Carreiras

As áreas da computação são algumas das de maior crescimento na última década. Frequentemente, profissionais de computação têm se unido com profissionais de outras áreas, projetando e construindo sistemas de computação para os mais diversos setores da sociedade.

Em Goiás, também são muito evidentes as oportunidades na indústria e no agronegócio.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem forte influência da pesquisa em seus cursos de graduação. No curso de Ciência da Computação da Politécnica, cada estudante poderá participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) por meio de Iniciação Científica.

Além disso, o curso possui projetos em parceria com entidades como Embrapa, Fieg, Polícia Federal entre muitas outras.

A Politécnica ainda conta com o Núcleo de Pesquisa da Escola de Ciências Exatas e da Computação, o qual estudantes podem participar de grupos de pesquisa. Para o curso de Ciência da Computação, se destacam os grupos de: Matemática Computacional, Computação Científica, Engenharia Biomédica e Sistemas Embarcados, Técnica e Tecnologias de Computação, Inteligência Computacional Aplicada e Redes e Sistemas.

Extensão

Uma das principais tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é a área que conecta a comunidade acadêmica com a população, sobretudo a mais necessitada de atenção, serviços e cuidados.

Estudantes de Ciência da Computação poderão, integrar diversos projetos de extensão da universidade trabalhando no ensino voluntário da computação básica e avançada para a população em situação de vulnerabilidade. Se destacam as ações de formação profissional com jovens da região Leste de Goiânia, a educação de pessoas com Síndrome de Down por meio da informática e o ensino de conceitos básicos e avançados para idosos.

Metodologias

Durante o curso, todo(a) estudante de Ciência da Computação da Politécnica participa de atividades avaliativas de caráter teórico e prático, incluindo atividades integrativas com estudantes de outros cursos da escola, simulações, desafios e jornadas científicas.

Inovação e Empreendedorismo

Desde o primeiro momento, a Politécnica foca no fomento da inovação entre os(as) estudantes e incentiva o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica. Assim, quem escolhe a Politécnica se qualifica não só para as habilidades e conhecimentos necessários na área da computação, mas também para oportunidades empreendedoras!

Estágio

O Estágio Curricular Obrigatório compreende 60 horas desenvolvidas na PUC Goiás (4 créditos) e 240 horas de trabalho em campo sob supervisão direta de professores da Instituição. No campo, o aluno é acompanhado, também, por um profissional da área, que envia à IES os relatórios técnicos. Durante o espaço de tempo de um semestre letivo (4 meses), o estudante realiza estágio em uma empresa conveniada com a PUC Goiás, perfazendo, no geral, um total de 6 horas diárias e 30 horas semanais. Conforme § 2º do artigo 10, da Lei de Estágio, “se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas e finais, nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para assegurar o bom desempenho do aluno”.
Portanto, a carga horária de 240 horas supervisionadas por um professor do curso, deverá ser cumprida na empresa e acompanhada por um profissional por ela designado, o qual, juntamente com o aluno, deverá propor a programação das atividades a serem desenvolvidas no prazo estipulado. Além disso, o aluno deverá frequentar a disciplina Estágio Supervisionado, com carga horária de 4 créditos, no Departamento de Computação, sob a responsabilidade de um professor do curso. Nesta disciplina, o aluno deverá apresentar relatórios descritivos das atividades desempenhadas na empresa, participar de seminários de avaliação de Estágio e de curso, contribuindo com o aperfeiçoamento da proposta pedagógica. Para a realização do Estágio e matrícula na disciplina Estágio Supervisionado o aluno precisa ter concluído todas as disciplinas dos três primeiros períodos da Matriz Curricular.

O Estágio Curricular Não-obrigatório é desenvolvido como atividade opcional do aluno. A carga horária do Estágio não Obrigatório, a critério do aluno, pode ser aproveitada em parte como Atividade Complementar, ou então poderá ser registrada em seu Histórico Escolar. As atividades são avaliadas pelo coordenador do curso ou pelo coordenador de Estágio. Os estágios devem estar em conformidade com a Lei de Regulamentação de Estágio N. 11.788, de 25 de setembro de 2008 e com a Política e Regulamento de Estágio da PUC Goiás. Os campos de estágios não obrigatórios podem ser internos ou externos à PUC Goiás e devem ser aprovados e acompanhados pelo Coordenador de Estágio e pela Coordenação do curso.

Trabalho de Conclusão de Curso

A proposta curricular do curso pressupõe, nos últimos períodos do curso, a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido como atividade de síntese, integração ou aplicação dos conhecimentos adquiridos, de natureza científica ou tecnológica multidisciplinar, referente à área de computação. O Trabalho de Conclusão de Curso, cujas diretrizes estão definidas no Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Resolução N. 9/2011 do CEPEA, operacionaliza-se sob orientação de um professor da Escola e deve ser desenvolvido em dois períodos letivos sob a forma de disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I e II, com 4 créditos cada uma. Ao final do processo, há a obrigatoriedade de defesa pública do trabalho a uma banca formada pelo orientador e, pelo menos, dois professores que podem ser da Escola ou não.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.864,44*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2021
MEC 2021

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Ciência da Computação na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Ciência da Computação.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Dr. Vicente Paulo de Camargo

Coordenador do curso de Ciência da Computação