Biomedicina

Bacharelado

Biomedicina

Bacharelado

O curso de Biomedicina da PUC Goiás conta com mais de 40 anos de experiência, formando boa parte dos profissionais da área no Centro-Oeste. Com um viés integralista e humanista, visa formar profissionais nas áreas de análises clínicas, banco de sangue e pesquisa. É dedicado à investigação de patologias humanas, confirmando ou refutando suspeitas clínicas por meio de testes laboratoriais, auxiliando assim no diagnóstico médico.

Infraestrutura

Instalado na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), o curso conta com ambientes para aulas teóricas e mais de 22 laboratórios de suporte para aulas práticas. Um diferencial é o acesso facilitado à Biblioteca Central do Câmpus I e os ambientes de aprendizagem e de estudos interdisciplinares.

Um dos destaques para o curso é também o laboratório escola, instalado na Área 4 da universidade, com uma média de 90 atendimentos por dia via SUS. Há também um posto de coleta localizado na Unidade Básica da Saúde da Família na Vila Mutirão.

Carreiras

Área de muitas oportunidades, a Biomedicina apresenta, atualmente, mais de 34 áreas de atuação autorizadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Entre as opções estão carreiras em análises clínicas, em análises ambientais, industriais e bromatológicas, a elaboração de soros, vacinas e regentes, a pesquisa, a biomedicina estética e a auditoria.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem um forte incentivo à pesquisa. No curso de Biomedicina da ECMV, os(as) estudantes têm a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(as) desde o início do curso, por meio do programa de Iniciação Científica (IC).

Extensão

Maior tradição da PUC Goiás, a extensão universitária é também um dos principais diferenciais do curso de Biomedicina da ECMV. Espaço caracterizado pelo diálogo com a comunidade, sobretudo com pessoas em situação de vulnerabilidade social, a extensão universitária é um ponto muito bem desenvolvido no curso.

Entre as atividades de extensão, destacam-se as ações das ligas acadêmicas ligadas ao curso, como a de Bioquímica Clínica (Labic), de Hematologia e Banco de Sangue (LAHEMBs), de Microbiologia (Lamicro), de Genética Molecular (LiGeM), de Imunologia (LAI), Lde Saúde Pública (LASP), de Anatomo-Fisiologia (LAAF) e de Citopatologia(LACITO).

Monitoria

A Monitoria é parte integrante do processo de ensino e de aprendizagem, inserido no projeto de formação do aluno, em meio à contribuição que ele oferece aos demais estudantes. No Programa de Monitoria, o graduando tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico e também educativo. Auxilia os docentes nas suas atividades, principalmente, as relacionadas às aulas práticas nos laboratórios e colabora com o processo de aprendizagem do corpo discente. A seleção de monitores da unidade acadêmico-administrativa é realizada pelo coordenador de curso ou coordenador de monitoria, mediante solicitação de vagas pelo corpo docente da unidade, publicação do edital de monitoria, inscrição dos candidatos e avaliação dos inscritos. Em geral, há vagas para monitores com bolsa – desconto na parcela – e sem bolsa, com direito a certificado no final das atividades semestrais do monitor. Os monitores devem, após aprovação no processo seletivo, assinar um termo de compromisso na secretaria do curso e cumprir no mínimo 8 horas semanais de atividades orientadas pelo professor da disciplina na qual foi aprovado.

Estágio

O estágio curricular obrigatório é um componente curricular do processo de formação acadêmica que engloba as dimensões de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de promover o desenvolvimento das competências próprias da atividade profissional, do aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano. Compreende atividades práticas exercidas pelo estudante em condições reais de trabalho e devidamente supervisionadas.

É uma oportunidade para os alunos desenvolverem competências próprias de atividade profissional, sob a orientação de profissionais. O Estágio Supervisionado compreende os seguintes módulos: Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Líquidos Corporais, Microbiologia, Parasitologia e Hormonios, visando o aprofundamento no campo das Análises Clínicas e do Banco de Sangue.

Este estágio deve ser realizado no 8º e 9º períodos, e será integralizado com carga horária de 540 horas. Pode ser realizada no Laboratório Escola da Biomedicina (Área 4). Todas as atividades de estágio são supervisionadas pelos professores dos módulos (supervisores acadêmicos) e por profissionais do quadro dos laboratórios (supervisores profissionais), de acordo com a Política de Estágio da Instituição e Regimento Geral de Estágio do curso de Biomedicina.

O estágio curricular não obrigatório poderá ser desenvolvido como atividade opcional acrescida à carga horária regular e obrigatória. Tem como objetivo o desenvolvimento de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular com intuito de preparar o educando para a vida cidadã e profissional. Todas as nuances relacionadas a esta modalidade de estágio serão norteadas pela Lei do Estágio sancionada pelo Governo Federal, em 2008.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma exigência estabelecida nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Biomedicina. Realiza-se em conformidade com a instituição e com as normas técnico-científicas estabelecidas pelo curso. A disciplina é ministrada no 8º e no 9° período. Trata-se de uma oportunidade para o aluno experimentar a produção do conhecimento de acordo com os padrões de estruturação e de formatação de artigos científicos ou de monografia, conforme acordado entre acadêmico e orientador. Já no 7º período, o estudante inicia o desenvolvimento do projeto de pesquisa, dentro da disciplina Metodologia e Técnica de Pesquisa. O estudo será desenvolvido na disciplina TCC e finalizado no 9° Período. Na modalidade monografia, o aluno realizará a defesa pública do trabalho diante de uma Banca Examinadora. Na modalidade artigo científico, o discente, juntamente com o orientador, deverá submeter o trabalho a alguma revista científica na área de saúde. O TCC será orientado por um professor do curso de Biomedicina ou por docentes de outros cursos da área de saúde da universidade.

Modalidade

Presencial

Duração

9 semestres

TURNO

Matutino e noturno

Portaria MEC

Nº 110 de 04/02/2021

Localização

Escola de Ciências Médicas e da Vida, Câmpus I, Área 1, 5ª Avenida c/ Rua 235, Qd. 71, Nº 722, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.291,31*

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Biomedicina na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Biomedicina.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Dra. Iasmim Ribeiro da Costa

Coordenadora do curso de Biomedicina