Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado

Arquitetura e Urbanismo

Bacharelado

O curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás é conhecido por ser o pioneiro no estado, quase 55 anos de fundação. Boa parte da paisagem urbana de Goiânia, por exemplo, passou pela mão de ex-alunos do curso, mas vai muito além disso. Com egressos de prestígio nacional e internacional, corpo docente muito bem qualificado, estrutura curricular e física diferenciadas, o curso está instalado na Escola Politécnica e de Artes da universidade, no Área 3 do Câmpus I (Praça Universitária).

Se você quer se destacar como profissional nas áreas de projeto de arquitetura, urbanismo, paisagismo e planejamento urbano, sem abrir mão de uma formação humanística, científica e profissional sólidas, o curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás é a melhor escolha!

Infraestrutura

O curso conta com salas para aulas teóricas, práticas e muitos ambientes laboratoriais. Ao longo dos 10 ou 12 semestres da graduação, cada estudante terá a oportunidade de trabalhar nos seguintes espaços: ateliês com pranchetas; laboratórios de computação gráfica; laboratório de conforto ambiental; oficina de maquete; oficina de papel e madeira; ateliê de desenho e pintura; estúdio fotográfico; laboratório multimídia; laboratório de instalações elétricas; laboratório de instalações hidrossanitárias; laboratório de sistemas estruturais e de construção.

Carreiras

São muitas opções para um(a) arquiteto(a) e urbanista graduado(a) pela PUC Goiás! Destacam-se diversas oportunidades para esse(a) profissional em áreas como a Arquitetura (projetos e execução de edificações de portes e usos variados), o Urbanismo (planejamento, projeto e implementação de espaços urbanos), e o Paisagismo (projeto dos espaços abertos).

Também integram o ramo de atividades desse(a) profissional projetos de interiores, de comunicação visual e sinalização, de conservação e restauro de edificações de relevância histórica e cultural, a revitalização e requalificação de espaços urbanos, a gestão do território, entre outros.

Pesquisa

Oportunidades de participação ativa em projetos de pesquisa também não faltam para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo! Anualmente, os graduandos de toda a universidade, independente de qual o módulo ou período estejam, podem se inscrever no programa de Iniciação Científica e entrar em um projeto de pesquisa ligado a professores doutores do curso.

São várias opções para quem deseja desenvolver habilidades de pesquisa e defesa argumentativa baseada em dados e análises.

Extensão

Já pensou em fazer o bem e desenvolver suas habilidades na área enquanto isso? O curso de Arquitetura e Urbanismo também conta com disciplinas que desenvolvem atividades extensionistas. Por meio delas, todos(as) estudantes tem oportunidade de socializar o conhecimento produzido, atendendo a comunidade.

Inovação e Empreendedorismo

Seja durante todo o curso, na disciplina de estágio supervisionado ou no Trabalho de Conclusão (TCC), todo estudante da Politécnica e de Artes é estimulado a integrar ações e projetos voltados para o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo no ambiente acadêmico.

Estágio

O estágio pode ocorrer de duas maneiras distintas: o estágio não obrigatório e o estágio obrigatório, ambos supervisionados. As modalidades deverão ser aprovadas pela Coordenação de Estágio do Curso de Arquitetura e Urbanismo e oficializadas mediante convênios diretos com a PUC ou intermediadas pelos agentes de integração empresa-escola.

O estágio é um componente curricular do processo de formação acadêmica desenvolvido em campos de atuação profissional, com vistas à inserção do estudante no ambiente profissional e na prática social.

As unidades concedentes de estágio podem ser internas, como centros e núcleos de pesquisa, programas e projetos de extensão, escritórios-modelo e laboratórios, ou externas como instituições de direito público e privado, organizações não-governamentais, empresas, escritórios de arquitetura e engenharia e profissionais autônomos.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso é considerado, no Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC Goiás, um momento privilegiado de aprendizagem, de produção de conhecimento e de avaliação do curso.

Segundo o Projeto Pedagógico do Curso e o regulamento do TCC em seu Art. 6:

O TCC tem por objetivos:

I – Avaliar o domínio das competências e dos conhecimentos necessários ao exercício das atribuições profissionais;
II – Demonstrar a capacidade de análise, de crítica e de proposição;
III – Ampliar a habilidade de apresentar, discutir e justificar soluções e proposições por meio das expressões gráficas, escrita e verbal;
IV – Desenvolver a capacidade de formulação e solução de problemas conceituais, metodológicos, formais, funcionais e técnico-construtivos do ambiente construído, considerando as possibilidades das três fases do processo de produção da arquitetura e urbanismo;
V – Demonstrar a capacidade de coordenação dos componentes figurativos e técnicos com os parâmetros ambientais;
VI – Desenvolver a capacidade de articulação entre diferentes escalas de intervenção projetual: regional, urbana e do edifício;
VI – Demonstrar a capacidade de autonomia na gerência do processo projetual.

O aluno, após a escolha do tema de sua preferência, desenvolve o trabalho durante dois semestres orientado por professores arquitetos urbanistas do quadro docente do Curso.

Modalidade

Presencial

Duração

10 semestres

Matutino
Duração

12 semestres

Noturno
TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 124 de 10/02/2021

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 2.177,94*

Matutino

*Valor referente aos 26 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular.

Mensalidade

R$ 1.842,88*

Noturno

*Valor referente aos 22 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular.

Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2019
MEC 2019

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC?

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou o

Prof. Me. Frederico André Rabelo

Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo