Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnológico

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Tecnológico

O curso superior tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da PUC Goiás oferece, tanto na modalidade presencial como a distância, formação sólida para que cada estudante aprenda a desenvolver aplicativos e sistemas para computadores e dispositivos móveis. Instalado na Escola Politécnica, no Câmpus I, o curso considera aspectos éticos, técnicos e sociais.

Como consequência, o curso capacita o(a) profissional para o desenvolvimento e implementação de projetos de software e de administrar bancos de dados, por meio de conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos e técnicas envolvidos no campo de desenvolvimento, implantação, manutenção e administração de sistemas corporativos.

Infraestrutura

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Politécnica tem laboratórios estruturados em forma temática e especializados para atender as demandas acadêmicas. Espaços de estudos e convivência completam a estrutura específica do curso. Todo estudante da Politécnica conta ainda com toda a infraestrutura comum da PUC Goiás, como bibliotecas, teatros, auditórios, salas multiuso e muito mais.

Na modalidade a distância, cada estudante também tem acesso aos espaços comuns e laboratoriais da universidade, tendo acesso a uma estrutura maior que a concorrência.

Carreiras

As áreas de desenvolvimento de sistemas computacionais são algumas das de maior crescimento na última década. O avanço do mercado de TI reflete a procura por ganhos de eficiência e busca por estruturas administrativas mais enxutas, mediante terceirização de serviços e incorporação de soluções de tecnologia por praticamente todos os setores da economia, seja agropecuária, indústria ou comércio.

Esse tipo de profissional pode atuar em diferentes cargos de analista, além de áreas como a gerência de projetos, segurança da informação, administração e análise de dados, mineração de dados, comércio eletrônico, gestão de sistemas embarcados, docência entre outras.

Pesquisa

Primeira universidade fundada no Centro-Oeste brasileiro, a PUC Goiás tem forte influência da pesquisa em seus cursos de graduação. No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Politécnica , cada estudante poderá participar de projetos de pesquisa de professores(as) doutores(a) por meio de Iniciação Científica.

A Politécnica ainda conta com o Núcleo de Pesquisa da Escola de Ciências Exatas e da Computação, o qual estudantes podem participar de grupos de pesquisa.

Extensão

Uma das principais tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é a área que conecta a comunidade acadêmica com a população, sobretudo a mais necessitada de atenção, serviços e cuidados.

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderão, a partir dos convênios da Politécnica, integrar diversos projetos de extensão da universidade trabalhando no ensino voluntário da computação básica e avançada para a população em situação de vulnerabilidade.

Metodologias

Durante o curso, todo(a) estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participa de atividades avaliativas de caráter teórico e prático, incluindo atividades integrativas com estudantes de outros cursos da escola, simulações, desafios e jornadas científicas.

Inovação e Empreendedorismo

Desde o primeiro momento, a Politécnica foca no fomento da inovação entre os(as) estudantes e incentiva o empreendedorismo entre a comunidade acadêmica. Assim, quem escolhe a Politécnica se qualifica não só para as habilidades e conhecimentos necessários na área da computação, mas também para oportunidades empreendedoras!

Monitoria

A Monitoria insere-se no projeto de formação do estudante, e na contribuição que ele oferece ao projeto de formação dos demais, como parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Nessa atividade, o monitor tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante em um processo acadêmico-científico e também educativo. Com essa compreensão, a Monitoria tem como objetivo: possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos em que o monitor estiver desenvolvendo a Monitoria; contribuir com a qualidade do ensino na graduação, ao apoiar os professores e os estudantes no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e incentivar a formação do estudante para o exercício de atividades concernentes ao processo de ensino-aprendizagem; propiciar maior integração dos segmentos da Universidade, por meio da interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Conforme consta na Política de Monitoria, a prática dessa atividade ocorre com bolsa de estudos e sem à bolsa de estudos. As vagas de Monitoria com bolsa de estudos são concedidas pela Reitoria. As vagas de Monitoria sem bolsa de estudos dependem da iniciativa dos cursos da PUC Goiás. A prática da Monitoria, tanto a exercida com bolsa como a sem bolsa, requer um processo seletivo.

Estágio

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas contempla o Estágio Não Obrigatório, por entender ser ele um componente importante do processo de formação acadêmica e fator de empregabilidade, sendo realizado em campos específicos à atuação profissional.

Trabalho de Conclusão de Curso

No curso ADS os alunos não têm a prática do TCC. Em vez disso o curso possui a disciplina de Projeto Integrador, em que os alunos têm a oportunidade de aplicar todo o conhecimento adquirido em desenvolvimento de sistemas em um estudo de caso real, que é desenvolvido aplicando todas as etapas do processo de desenvolvimento de software.

Modalidade

Presencial

Duração

6 semestres

TURNO

Noturno

Portaria MEC

Nº 919 de 27/12/2018

Localização

Escola Politécnica, Câmpus I, Praça Universitária, Áreas 2 e 3, Setor Universitário, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 796,39*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.​

Avaliações do curso
Enade 2021
MEC 2021

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Ana Flávia Marinho de Lima Garrote

Coordenadora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas