Agronomia
Bacharelado
O Brasil é hoje um grande exportador de produtos agrícolas como o complexo soja (grãos, farelo e óleo), milho, algodão, energia (etanol), celulose e carnes (bovina, suína e aves), por essa razão demanda por mais e mais profissionais da Agronomia a fim de seguir liderando os rankings internacionais do agronegócio.
A profissão do engenheiro agrônomo atua em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais.
Infraestrutura
O curso de Agronomia da PUC Goiás dispõe de uma infraestrutura robusta, possuindo diversos laboratórios: Anatomia e Fisiologia Animal, Bioquímica, Química Analítica e Química Orgânica, Matemática, Física, Biologia Celular e Fisiologia Vegetal, Geociências, Fertilidade, Gênese e Classificação do solo, Entomologia e Acarologia Agrícola, Microbiologia, Morfologia e Sistemática Vegetal, Topografia, Sementes, Ateliê de Desenho Técnico, múltiplos laboratórios de informática, laboratório de cultura de tecidos vegetais e propagação de plantas.
Na área de produção vegetal dispõe-se de viveiros de produção de mudas e hortaliças com sistema de irrigação automática. Na área de produção animal, apresenta rebanho de bovinos, caprinos e granja de aves.
A Fazenda Escola é dotada de áreas de cultivos anuais, área de olericultura e horticultura, área de olerícolas perenes, plantas medicinais e ornamentais, pomar de espécies frutíferas, que dão suporte às atividades acadêmicas de ensino e pesquisa.
Mercado de Trabalho
O engenheiro agrônomo atua em instituições públicas e empresas privadas:
Na área biológica:
- Conhecimento e atuação na área de fisiologia vegetal e animal: garantindo produção de alimentos;
- Produção, conservação e comercialização de alimentos, fibras, bioenergia;
- Produção e utilização de insumos agrícolas (fertilizantes, corretivos, defensivos);
- Produção, processamento e comercialização de grãos, frutas, hortaliças e ornamentais;
- Área de genética: melhoramento de plantas e de animais;
- Sanidade vegetal e animal: proporcionando a segurança alimentar para a população, quanto à qualidade, quantidade e regularidade da oferta de produtos para a sociedade;
- Silvicultura: produção florestas plantadas para exploração sustentável de madeiras em substituição à exploração ilegal de florestas naturais.
Na área das ciências exatas:
- Construções rurais;
- Armazenamento, transporte e comercialização de produtos agropecuários;
- Projetos de máquinas, implementos agrícolas e mecanização que garantam eficácia nas operações agrícolas;
- Topografia e bacia hidrográfica, ecologia vegetal: essenciais para a preservação dos recursos naturais, conservação de solos e recursos hídricos;
- Cartografia: que legitima as delimitações de um estabelecimento rural.
Na área de humanas:
- Administração rural: Planejamento e gerenciamento de propriedades rurais;
- Economia e políticas agrícolas: essenciais para organizar o abastecimento da população e atender exportações;
- Orientação técnica para crédito rural e mercado financeiro;
- Extensão e Sociologia Rural: Transferência de tecnologia e assistência técnica aos produtores rurais;
- Ensino: possibilidade de lecionar em escolas e universidades nas diferentes disciplinas do setor.
Pesquisa
Assim como os demais cursos da Politécnica, o curso de Agronomia conta com projetos de pesquisa desenvolvidos na universidade por professores doutores com o apoio de pós-graduandos e estudantes de graduação.
Na PUC, cada estudante pode participar de projetos de pesquisa desde o início da graduação a partir do programa de Iniciação Científica (IC). A seleção ocorre anualmente.
Extensão
Uma das tradições da PUC Goiás, a extensão universitária é também uma ótima opção para os estudantes de Agronomia da Politécnica. Cada estudante pode optar por integrar os programas e projetos extensionistas da universidade em qualquer momento do curso. As formações ocorrem semestralmente e são consideradas um forte diferencial para o mercado de trabalho.
Estágio
O Estágio Supervisionado do curso de Agronomia visa proporcionar uma complementação do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se um instrumento de integração Universidade/Empresa e/ou instituições de pesquisa, de forma teórico/prático, de aperfeiçoamento técnico-científico, cultural e de relacionamento humano. Nesse contexto, a Universidade, o acadêmico e a empresa obtêm vantagens e reafirmam o compromisso de estarem integrados para o desenvolvimento de todas as partes.
A proposta de estágio tem o objetivo principal de oferecer oportunidades para que o aluno utilize os ensinamentos teóricos, completando o que vivenciou em seu curso, bem como permitir uma postura realista quanto à sua contribuição para o desenvolvimento regional e nacional, além de permitir condições de avaliar as questões profissionais com as quais ele terá que lidar após concluir o curso. O estágio visa, ainda, assegurar o contato do alunado com situações, contextos e instituições da área agronômica.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é componente curricular obrigatório, a ser realizado ao longo do último ano do curso, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, como atividade de síntese e integração de conhecimento e consolidação das técnicas de pesquisa. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tem caráter interdisciplinar e multidisciplinar, consolidando a relação teórico-prática que se constitui no espaço para o(a) discente vivenciar duas experiências de aprendizagem fundamentais para o exercício profissional futuro.
A elaboração do TCC diz respeito ao conhecimento pragmático da ciência como processo e como resultado. Como processo, por meio da disciplina Metodologia do Trabalho Cientifico, ele conhecerá e se apropriará da lógica da pesquisa científica desde a elaboração do projeto de pesquisa, suas definições conceituais e operacionais, formulação do problema a elucidar, seleção e preparação das ferramentas teóricas, instrumentos quantitativos para análise, descobertas e formulação da resposta apropriada ao problema. Como resultado, a ciência sob a forma de conhecimentos válidos e fidedignos, a partir dos quais podem ser elaboradas técnicas de agir sobre a realidade concreta.
- Página atualizada em 20/08/2024 às
- 08:58
Modalidade
Presencial
Duração
10 semestres
TURNO
Matutino
Portaria MEC
Nº 112 de 12/05/2023
Localização
Escola Politécnica e de Artes, Câmpus II, Av. Engler, 507 - Jardim Mariliza, Goiânia, Goiânia, Goiás.
Mensalidade
R$ 1.851,56*
*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.
Avaliações do curso
Enade 2017
MEC 2017
*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5
Como é o curso de Agronomia na PUC?
Matriz Curricular
A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Agronomia.
Iniciação Científica
Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.
Nossos professores
Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.
Prazer, sou a
Profa. Dra. Martha Nascimento Castro
Coordenadora do curso de Agronomia
Fale comigo via mcastro@pucgoias.edu.br