Administração

Bacharelado

Administração

Bacharelado

Se você tem perfil empreendedor e encara os problemas como uma oportunidade para propor soluções, saiba que aqui é o seu lugar. O curso de Administração da PUC Goiás oferece formação em Estratégia, Empreendedorismo e Inovação. Como diferenciais competitivos, o curso compartilha os serviços da Incubadora de Empresas e do Núcleo de Inovação Tecnológica da PUC Goiás, oferece a oportunidade para o estudante fazer intercâmbio em instituição estrangeira conveniada, com o objetivo de ampliar e enriquecer a formação acadêmica dos alunos.

Infraestrutura

Para colocar os conhecimentos em prática, o curso oferece muito mais do que salas de aula e laboratórios de informática, a começar pelo espaço do Programa de Orientação Acadêmica (Proa), que contém gabinetes de estudo climatizados, para atendimentos individuais e em grupo. 

Metodologias

As metodologias do curso articulam a teoria com a prática, estimulam a interdisciplinaridade, e a interprofissionalidade, incentivando a autonomia intelectual do estudante. A proposta pedagógica orienta que as atividades pedagógico-didáticas e avaliação da aprendizagem sejam feitam por eixos temáticos, módulos, projetos e, também, por disciplina, tendo como base a matriz de referência. Acrescenta-se ainda como orientação a adoção de metodologias ativas em todas as disciplinas dos eixos temáticos ou módulos.

Carreiras

Os empreendedores se tornaram a imagem viva da inovação e da transformação de ideias em empresas e startups. Os modelos de negócios digitais são evidentes (E-commerce), sem falar na evolução do marketing no ambiente digital. Dessa forma, o egresso pode atuar nas diversas áreas da Gestão Financeira, Produção, Logística, Recursos Humanos, Marketing e Gestão Empresarial. O mundo do trabalho recruta profissionais que saibam trabalhar em equipe, tenham visão empreendedora e postura proativa, além de estar em constante atualização. Não por acaso, os administradores estão entre os mais procurados pelas empresas do Brasil, ocupando o quarto posto no ranking das profissões, de acordo com o Ministério do Trabalho.

Pesquisa

A carreira acadêmica é incentivada por meio das linhas de pesquisa da Escola de Direito, Negócios e Comunicação da PUC Goiás, que possibilita ao estudante desenvolver o hábito de estudo e investigação, levantar problemas e aplicar métodos e técnicas de pesquisa. A pesquisa é estimulada e realizada durante todo o curso pelos alunos, estabelecendo-se, no mínimo, que 10% da carga horária de cada disciplina de conteúdo aplicado sejam dedicados à investigação científica, explicitadas no programa da disciplina e no plano de ensino. São oferecidas as seguintes linhas de pesquisa: Gestão Estratégica; Controladoria, Finanças e Mercados Financeiros; Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Regional.

Extensão

A Escola de Direito, Negócios e Comunicação conta com o Núcleo de Extensão Universitária, que realiza ações extensionistas para fortalecer a relação entre a universidade e a comunidade, priorizando o desenvolvimento social e humano de grupos em situação de vulnerabilidade, levando-os à superação das condições de desigualdade e exclusão existentes, por meio de projetos diversos. O curso de Administração também participa ativamente da Jornada da Cidadania, disponibilizando ao público a Estação de Empreendedorismo e Negócios, com espaços destinados para apresentar trabalhos, conferências, palestras e debates. O intuito é divulgar e socializar ideias criativas de negócios e experiências bem-sucedidas.

Empreendedorismo e Inovação

O curso conta com parceria direta da Agência de Inovação PUC Goiás e com a Incubadora de Empresas da universidade. A primeira, criada em 2013, é responsável pela interação entre a universidade, empresas e agências de fomento. Seu objetivo principal é apoiar estudantes, professores e funcionários administrativos da instituição para financiar projetos de pesquisa voltados à inovação. Já a segunda, criada em 2012, atua para fomentar o empreendedorismo, oferecendo para a comunidade acadêmica e sociedade em geral assessoria econômica, contábil, administrativa, de marketing, jurídica e de gestão financeira, para criar ambiente de negócios e de incubação.

Monitoria

O Programa de Monitoria no Curso de Administração se dá a partir da seleção de monitores para atuarem em diversas disciplinas, possibilitando melhores condições de aprendizado discente e a formação de novos profissionais docentes ou atuantes como instrutores organizacionais. A cada semestre há o processo seletivo para definição de monitores observando as condições do Edital de Seleção que prevê, entre outros aspectos: a) O discente já deve ter cursado a disciplina para a qual se candidata como monitor tendo obtido média mínima de 7,0 (sete); b) Submeter-se à avaliação escrita sobre conteúdo da disciplina para qual se candidata como monitor; c) Ter disponibilidade de horário para acompanhar ou auxiliar professor; d) Ter disponibilidade de horário para atendimento aos alunos da disciplinar para qual se candidata como monitor. A monitoria é desenvolvida em duas modalidades: com bolsa ou voluntária. Os discentes monitores recebem orientação dos professores responsáveis pelas disciplinas.

Trabalho de Conclusão de Curso

Estruturado de acordo com o Regulamento Geral dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação – Série Legislação e Normas N.º 16, o TCC do curso de Administração poderá ser redigido em forma de monografia ou artigo científico, sendo que o artigo deverá estar padronizado em sua estrutura de acordo com a orientação da Associação Nacional de Graduação em Administração – entidade que tem como principal objetivo “promover a elevação da qualidade do ensino da Administração” e atender preferencialmente às linhas de pesquisa definidas pela Escola de Gestão e Negócios: Gestão Estratégica; Controladoria, finanças e mercados financeiros; Empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional.

Estágio e Administração

O Estágio Curricular Obrigatório é componente curricular no curso de Administração da PUC Goiás e tem duração total de 180 (cento e oitenta) horas, sendo 60 (sessenta) horas referentes à disciplina de 04 (quatro) créditos de Estágio Curricular Obrigatório, no 3º Ciclo de formação – oitavo módulo do curso, com orientação e acompanhamento do Supervisor Acadêmico de Estágio. As 120 (cento e vinte) horas de Estágio-Atividades de Campo, são realizadas nas organizações, acompanhadas pelo Supervisor Acadêmico e pelo Supervisor de Campo, devidamente formalizadas mediante Termo de Compromisso de Estágio e pelo Plano de Atividades, de acordo com o Manual de Estágio do Curso de graduação em Administração. Os docentes supervisores de Estágio acompanham e orientam os discentes quanto às teorias relativas às atividades realizadas na organização, bem como com referência às práticas que podem promover o melhor desempenho organizacional.

O Estágio Curricular Não-obrigatório é desenvolvido de acordo com a legislação específica, ficando a cargo da Coordenação de Estágio disciplinar, acompanhar e assinar os termos de estágio. A realização de estágio não-obrigatório poderá ser reconhecida como Atividade Complementar, até o limite de 40 horas, devendo merecer o respectivo registro no histórico escolar de forma discriminada, visando ampliar as condições de empregabilidade do aluno.

Modalidade

Presencial

Duração

8 semestres

TURNO

Matutino ou noturno

Portaria MEC

Nº 271 de 03/04/2017

Localização

Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Câmpus V,
Av. Fued José Sebba, 1184, Jardim Goiás, Goiânia, Goiás.

Mensalidade

R$ 1.601,40*

*Valor referente aos 20 créditos obrigatórios para as disciplinas apenas no 1º semestre para quem ingressar via Vestibular. Para saber mais sobre créditos e política de reajuste, clique aqui.

Avaliações do curso
Enade 2022
MEC 2018

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5

Como é o curso de Administração na PUC?

Matriz Curricular

A Matriz Curricular especifica disciplinas e cargas horárias do curso de Administração.

Iniciação Científica

Uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação.

Nossos professores

Conheça a equipe docente, altamente qualificada para te proporcionar a melhor formação.

Prazer, sou a

Profa. Ma. Gisely Jorge Mesquita

Coordenadora do curso de Administração

Fale comigo via [email protected]