REITORIA

PUC Goiás ministra 88 cursos de especialização em seis Estados e DF

Goiânia, 09.02.2010

       Ao concluir o relatório de suas atividades, com base em números do segundo semestre de 2009, a Coordenação de Pós-Graduação ‘Lato Sensu’ (CPGLS), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, anotou a sua presença em seis Estados brasileiros e no Distrito Federal, com um total de 88 cursos de especialização, em 154 turmas. Com atividades em todas as áreas de conhecimento, como Saúde, Negócios, Educação, Meio Ambiente, Tecnologia, Exatas, Sociais, Biológicas e Humanas, a PUC Goiás ministra cursos atualmente, além de Goiás e DF, em São Paulo, Minas Gerais, Acre, Mato Grosso e Piauí.

         Com essa atuação, de acordo com o coordenador da CPGLS, professor mestre Antônio José Porto Bandeira, a PUC Goiás amplia e consolida a sua inserção regional e nacional, já estando com 125 projetos de cursos para terem início neste ano. Serão 38 cursos institucionais, novos ou reeditados, e 87 cursos interinstitucionais, novos ou reeditados, a serem oferecidos nas cidades de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Uruana, Goiatuba, Itumbiara, Cidade de Goiás e Formosa, em Goiás; São Paulo, Campinas e Santos, SP; Belo Horizonte e Uberlândia, MG; Rio Branco, AC; Brasília, DF; Natal, RN, e Cuiabá, MT.

 

                   RESULTADOS

         Dentre os resultados, relacionou a ‘4ª Mostra de Trabalhos Científicos da Pós-Graduação Lato Sensu da PUC Goiás’, realizada no dia 23 de outubro, com a participação de 1.385 pessoas, entre apresentadores de trabalhos, coordenadores e público visitante; obtenção do ISSN para as produções científicas dessa mostra; aprovação de 14 documentos que compõem as ‘Normas da Pós-Graduação Lato Sensu da PUC Goiás’, com o objetivo de uniformizar os procedimentos e controlar as ações dessa Coordenação; assinatura de novos convênios/cursos para realização em outras unidades da Federação, citando as cidades de São Paulo e Santos, em São Paulo, Belo Horizonte e Uberlândia, em Minas Gerais, Teresina, no Piau, e Natal, no Rio Grande do Norte.

         Relacionou, ainda, a abertura de cursos de especialização em Belo Horizonte, Santos, Teresina, Cuiabá, MT, Brasília, DF, e São Paulo; e a viabilização de inscrições ‘on line’ para os cursos próprios, por meio do ‘site’ da CPGLS/PUC Goiás.

 

                   QUADRO ATUAL

         A PUC Goiás, através da CPGLS, ministra 88 cursos de especialização, dos quais 22 são da própria instituição e 66 realizados em convênio com outras instituições, com 154 turmas, das quais 35 são institucionais e 119 interinstitucionais, envolvendo 16 de suas unidades acadêmico-administrativas. Dessas 16 unidades da PUC Goiás, o Departamento de Biomedicina oferece dois cursos; o Departamento de Letras, um; o Departamento de Ciências Jurídicas, quatro; o Departamento de Educação, três; o Departamento de Enfermagem, um; o Departamento de Engenharia, dois; o Departamento de Fonoaudiologia, um; o Departamento de História, Geografia, Ciências Sociais e Relações Internacionais, um; o Departamento de Biologia, um; os Departamentos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, junto com a Divisão de Recursos Humanos, três; o Departamento de Psicologia, dois; o Departamento de Computação, um, e a Coordenação do Curso de Jornalismo, um.

         Foi registrada uma evolução na participação dessas unidades na realização de cursos de especialização: em 2002, do total de 21 unidades, apenas quatro ofereciam esses treinamentos, representando 19,05%; e em 2009 passou para 16, representando 72,72% nessa oferta de cursos, já significando um aumento de 300% nessa participação nos trabalhos da CPGLS. São 17 coordenadores de cursos institucionais e 12 supervisores de cursos interinstitucionais, com um total de 3.620 alunos.

         Entidades parceiras nos cursos interinstitucionais: Centro de Estudos em Enfermagem e Nutrição (CEEN), de Goiânia, GO; Centro de Estudos Avançados em Fisioterapia S/C Ltda. (CEAF), Goiânia; Centro de Educação Serra da Mesa Ltda. (CESEM), de Uruaçu, GO; Instituto de Organização de Eventos, Ensino e Consultoria S/C Ltda. (IPECON), de Goiânia; Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), de Goiânia; Instituto de Estudos Farmacêuticos Ltda. (IFAR), de Brasília, DF; Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Goiás (OCB-GO), Goiânia; Schola Fértile Treinamentos em Medicina Ltda.; Instituto Dominicano de Justiça e Paz do Brasil “Frei Antônio Montesino”, Goiânia; Fonseca & Zampieri Assessoria e Desenvolvimento em Educação e Saúde S/C Ltda. (F&Z); Pharmacológica Cursos e Treinamentos Ltda., Goiânia  e Uberlândia, MG; Instituto Athenas de Ensino e Pós-Graduação Ltda., Goiânia; Congregação das Servas de Maria Reparadoras (CSMR), Rio Branco, AC; Associação dos Trabalhadores em Saúde Coletiva do Estado de Mato Grosso (ATRASC/MT), Cuiabá, MT; Diocese de Goiás - Cidade de Goiás e Jussara, GO; Classe Eventos Ltda., Goiânia; Sociedade Goiana de Psicodrama (Sogep), Goiânia; Instituto de Planejamento e Administração de Ensino e Eventos Ltda. (IPES); Goiânia; Vertente Psicanalítica – Grupo de Estudos, Ensino e Pesquisa, de Goiânia; Instituto Psicodrama Psicoterapia Grupo de Campinas (IPPGC),  Campinas, SP; Instituto Número Um Ltda.; Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão Ltda. (IEPEx); Centro de Atendimento e Estudos em Psicodrama  (CAEP), Goiânia; Instituto de Pesquisa e Intervenção Psicossocial Ltda. (InterPsi), Brasília, DF; e Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia de Goiânia (ITGT), de Goiânia, GO.

 




© 2014 PUC Goiás - Todos direitos reservados
Av. Universitária 1.440, Setor Universitário, Goiânia-GO, CEP: 74605-010, Fone/Fax: (62) 3946-1000/3946-1005