Projeto Intesa

 
PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS DE SALVAMENTO ARQUEOLÓGICO E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA LINHA DE TRANSMISSÃO COLINAS – SERRA DA MESA 02/INTESA.

 

Primeiramente foi realizada uma localização e delimitação da área de estudo.


Durante a realização das atividades de levantamento do Projeto foram identificados 24 sítios arqueológicos na área a ser afetada pela construção da Linha de Transmissão – 500 KV – Interligação Norte-Sul III, trecho 02 – TO/GO.

 
Ao longo de toda a área de estudo foram realizados diagnósticos da área a ser afetada.


Dos sítios localizados, um deles, por apresentar pequenas dimensões, foi resgatado na própria etapa de levantamento.
 

Enquanto que outros três sítios onde o acesso foi modificado, a conclusão foi, de que não seria mais afetado pelo empreendimento, portanto não seria necessário o resgate.
 

A partir daí o número de sítios que foram alvo dos trabalhos de resgate diminui para 20.

Durante o processo de resgate dos sítios foram abertas várias sondagens e em quase todas apresentavam material arqueológico.
 

Os materiais foram coletados e levados ao laboratório para identificação e análise, ficando a responsabilidade desse acervo ao Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia – IGPA.


O Projeto vem atendendo as exigências do IPHAN, inclusive a aprovação do Relatório Final.


O Relatório Final compreende todas as etapas, bem como os resultados do Projeto, culminando no Produto Final.


O encerramento do Projeto estava previsto para o segundo semestre de 2008, devido à grande quantidade de material coletado, não foi possível sua conclusão.

Em virtude desse fator foi preciso disponibilizar mais tempo para continuar com as atividades no laboratório, o qual se estendeu por todo o exercício de 2009. Foram feitos à quantificação do material coletado e a descrição do material analisado.


Em laboratório, todo material coletado durante a escavação dos sítios arqueológicos passou por uma série de etapas, sendo que o primeiro passo foi sua limpeza, seguido pela identificação dos mesmos.


Com a conclusão desses trabalhos é que se terá uma idéia melhor não só das dimensões dos sítios, mas também da variedade e da densidade da cultura material presente neles.


E é a partir daí que se pretendente finalizar o projeto.
 

A conclusão está prevista para o exercício de 2010.

 

 

Objetivo:

 

  • Constituir o planejamento e a execução dos serviços de salvamento arqueológico e educação patrimonial, atendendo as exigências do IPHAN, inclusive a aprovação do relatório final pelo IPHAN, da Linha de Transmissão, em 500 kv, Colinas/Miracema/Gurupi Peixe 2/Serra da Mesa 2 (EDITAL DE LEILÃO ANEEL Nº.001/2005-LOTE B), com cerca de 623 km, nos Estados de Tocantins e Goiás.

Copyrights © 2010 - Fundação Aroeira - Todos direitos reservados.